Semagro e Imasul dão posse a conselheiros e verificam situação de atrativos naturais de Bonito

Categoria: SUSTENTABILIDADE | Publicado: quarta-feira, março 22, 2017 as 14:28 | Voltar

Campo Grande (MS) - O secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familia), Ricardo Senna, acompanhado do gerente das Unidades de Conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma, e da fiscal ambiental Flávia Neri de Moura, realizam visitas técnicas ao Rio Formoso e à Gruta do Lago Azul, dois dos principais atrativos turísticos de Bonito. A agenda de trabalho da equipe começou na manhã desta quarta-feira (22) e se estende até o fim da tarde de amanhã (23).

Além das visitas, Ricardo Senna e os técnicos do Imasul terão reuniões com os membros dos Conselhos Consultivos do Rio Formoso e da Gruta do Lago Azul. “A intenção é avaliar a situação do local, quanto à infraestrutura, se está adequada, se ocorre eventual problema ambiental. E dentro desse olhar diferenciado do Imasul sobre os parques e as unidades de conservação, vamos ver o que pode ser melhorado para intensificar o uso por parte da população, para que nossos parques e monumentos naturais possam se tornar, de fato, locais de visitação e recreação”, disse Senna.

O secretário adjunto Ricardo Senna com Rogério Pereira Alves (de azul) e Norival da Silva Junior, o Juka da Ygarape, representantes dos proprietários dos imóveis onde estão localizados o Monumento Natural.

Nas reuniões será avaliado também o trabalho dos conselhos gestores dos dois atrativos e a intenção, segundo disse o secretário adjunto, é construir uma agenda de trabalho conjunta para ver como é possível melhorar os serviços que as unidades de conservação vêm prestando, do ponto de vista ambiental.

Integram o Conselho Consultivo do Monumento Natural do Rio Formoso os seguintes membros, representando os órgãos e entidades a que são ligados:

Secretário Senna dando posse ao conselheiro titular representante da Prefeitura municipal de Bonito, Alexander Augusto Ferreira Ferro, secretário de Meio Ambiente do Município

Representantes de órgãos governamentais - Prefeitura Municipal de Bonito: Titular Alexandre Augusto Ferreira Ferro e suplente José Vanderlei Engel;  Secretaria do Patrimônio da União: Titular Mário Sérgio Sobral Costa e suplente Carlos Pussoli Neto; Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar: Titular Leonardo Tostes Palma e suplente Luciana Valle de Loro; Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul: Titular Flávia Neri de Moura e suplente Marcelo Brasil de Brasil; Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul: Titular Geancarlo Lima Merighi e suplente Dinair Rezende Marques; Polícia Militar Ambiental: Titular Major QOPM Eduardo Haddad Lane e suplente 1º Tenente PM Vitor Mendes Duarte.

Representantes da sociedade civil - Setor Empresarial Ligado ao Turismo: titular Breno Fernandes Teixeira e suplente Pedro Hardt Araújo; Organização Não Governamental: Titular Nicholas Kaminski e suplente Liliane Lacerda; Comunidade Científica: Titular Sandro Menezes Silva e suplente Paulino Barroso Medina Junior; Imóvel dentro do Perímetro do Monumento: titular Hugo Cesar Mião e suplente Cristian dos Reis; Titular Rogério Pereira Alves e suplente Norival da Silva Junior.

Já o Conselho Consultivo do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul tem a seguinte composição:

Representantes de órgãos governamentais - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul: Titular Flávia Neri de Moura e Suplente Marcelo Brasil de Brasil; Prefeitura Municipal de Bonito: Titular Augusto Barbosa Mariano e Suplente José Anezi de Oliveira;  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: Titular Nayara de Oliveira Stacheski e Suplente Sandro Roberto da Silva Pereira;  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Titular Norma Daris Ribeiro e Suplente Silvia Teresa Marcado Cedron;  Secretaria do Patrimônio da União:  Titular Mário Sérgio Sobral Costa e Suplente Carlos Pussoli Neto;  Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul: Titular Geancarlo Lima Merighi e Suplente Dinair Rezende Marques.

Representantes da sociedade civil - Setor Empresarial Ligado ao Turismo: Titular Tatiane de Almeida Campos e Suplente Pedro Hardt Araújo; Setor Empresarial Ligado ao Turismo: Titular Alexandre Bicudo e Suplente Breno Fernandes Teixeira;  Organização Não Governamental: Titular Nicholas Kaminski e Suplente Liliane Lacerda; População do Entorno: Titular Jefferson Doretto de Souza e Suplente Antônio Jacinto; Comunidade Científica: Titular Livia Medeiros Cordeiro e Suplente  Afrânio José Soriano Soares;  Associação dos Guias de Turismo do Município: Titular Alice Aparecida de Souza e Suplente Clêndisso Rodrigues.

A fiscal ambiental Flavia Neri, na abertura da reunião do conselho do Monumento Natural do Rio Formoso

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.