Equipe vistoria primeira fazenda que solicitou manejo integrado do fogo no Pantanal

Categoria: MANEJO INTEGRADO DO FOGO, QUEIMADA CONTROLADA, QUEIMADAS | Publicado: quinta-feira, maio 20, 2021 as 10:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e oficiais do Corpo de Bombeiros fazem vistoria na primeira propriedade rural que solicitou o manejo integrado do fogo, seguindo o previsto no Decreto 15.654 do governo do Estado. Eles partiram pela manhã de Campo Grande rumo ao Pantanal, atendendo solicitação da Fazenda Caiman que planeja utilizar o manejo integrado como meio para prevenir situações mais graves.

O Manejo Integrado reconhece o uso do fogo como parte de processos ecológicos e de práticas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais e em decorrência de atividades agropastoris para redução de biomassa disponível, devendo integrar-se às demais políticas ambientais visando à redução da incidência de incêndios florestais.

“Estabelecemos um regramento que permite o manejo integrado do fogo mediante a apresentação de um Plano específico, que será submetido à análise do Imasul. Se ele for aprovado pelo órgão ambiental, poderá ser executado com o acompanhamento do Corpo de Bombeiros”, disse o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, quando da edição do Decreto 15.654.

O decreto que instituiu o PEMIF (Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo) indica instrumentos para a prevenção e até a fase de combate aos incêndios, como: os planos de manejo integrado do fogo; o programa estadual de brigadas de incêndios; o sistema de comando de incidentes (SCI); a sala de situação de informações sobre fogo; o centro integrado de coordenação estadual (CICOE); o comitê interinstitucional de prevenção e combate aos incêndios florestais; e instrumentos financeiros. Alguns desses instrumentos já foram utilizados durante os incêndios florestais ocorridos ao longo do ano de 2020 em Mato Grosso do Sul.

Integram a equipe que seguiu ao Pantanal na manhã desta quinta-feira: o gerente de Recursos Florestais do Imasul Osvaldo dos Santos e os biólogos João Henrique de Souza Barros e Sabine Borges da Rocha.; o tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, assessor da Semagro, e oficiais do Corpo de Bombeiros.

Publicado por: João Prestes