Campo Grande (MS) – Em sua 20ª edição, o Showtec, um dos maiores eventos de difusão de tecnologias agropecuárias do país, conta com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico na ampliação da produtividade baseada na pesquisa e na sustentabilidade.
Representada pelo secretário adjunto Ricardo Senna, a Semade levou uma unidade móvel do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) exclusiva para inscrição no Cadastro Ambiental Rural.
A Feira também conta com um estande com técnicos especializados que ficarão à disposição dos produtores no preenchimento do cadastro ali mesmo, via internet. Os servidores também estarão aptos a retirar todas as dúvidas dos participantes quanto a Licenciamento Ambiental.
De acordo com Leonardo Sampaio, gerente de Recursos Hídricos do Imasul, técnicos da área estão mostrando a implementação e como se deve fazer a outorga. “Realizamos a análise e também auxiliamos o produtor a fazê-la. Teremos técnicos ajudando, cadastrando e ensinando a realizar a outorga de recursos hídricos aqui na Showtec”.
“É muito significativo o papel do Showtec na difusão da ciência e tecnologia e na ampliação da qualidade e da produção agropecuária, respeitando sempre o meio ambiente e a sustentabilidade. A Semade é uma parceira do evento e compartilha o mesmo foco: a busca pelo crescimento sustentável do setor rural”, explicou Senna.
A governadora em exercício, Rose Modesto, também destacou o papel do Showtec e a parceria com o Governo do Estado. “Enquanto estudiosos preveem um 2016 muito difícil para todo o Brasil, para Mato Grosso do Sul vai ser diferente exatamente por causa do agronegócio”.
O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, também participou da abertura e lembrou da característica empreendedora dos produtores rurais e do apoio dado pela comunidade científica em solucionar problemas e implementar novas tecnologias, fazendo com que o Estado seja referência nacional em termos de produtividade e produção. “O Showtec é a consolidação de um trabalho realizado em equipe”, conclui.
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
“O meio ambiente precisa ser preservado, o setor produtivo também precisa caminhar e o que nós temos feito com a força da pesquisa, não só da Fundação MS, mas em conjunto com toda a comunidade científica, é criar sistemas de produção que sejam competitivos e, acima de tudo, respeitem o meio ambiente. Sabemos que o Governo do Estado e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico estão comprometidos com o setor produtivo, não só olhando para o meio ambiente em si, mas para todo o conjunto de ações onde dê um bom caminho ao setor produtivo, com sistemas de produção que respeitem o meio ambiente”, avalia Luis Alberto Moraes Novaes, presidente da Fundação MS, realizadora do Showtec.
Fotos: Nolli Marcia