Imasul, comitês de bacia, poder público, usuários de água e sociedade civil discutem Plano de Ação de Recursos Hídricos da Unidade de Gestão Hídrica Santana e Aporé

Categoria: RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: quarta-feira, fevereiro 23, 2022 as 16:12 | Voltar

Nesta quinta-feira (24), às 18h, acontece a 1ª reunião pública do processo de atualização do Plano de Ação de Recursos Hídricos da Unidade de Gestão Hídrica Santana e Aporé, com transmissão pelo canal no YouTube da Myr Projetos Sustentáveis: youtu.be/JXMPq761PkI. A realização é do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), do Comitê de Bacia do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), da Agência de Gestão de Águas (ABHA) e do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Santana e Aporé (CBH Santana-Aporé).

O Plano de Ação de Recursos Hídricos da Unidade de Gestão Hídrica Santana - Aporé (PARH) é um instrumento de planejamento que orienta as ações estratégicas em recursos hídricos para a região, que envolve os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul e Paranaíba, pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Paranaíba.

O objetivo do PARH é propor ações para minimizar conflitos potenciais ou existentes pelo uso da água, tendo em vista os múltiplos interesses dos usuários, do poder público e da sociedade civil organizada.  Dessa forma, visa garantir usos mais racionais ou sustentáveis dos recursos naturais/hídricos, econômicos e socioculturais. O Plano irá também estabelecer metas a serem alcançadas e formas de prevenção e mitigação de eventos hidrológicos críticos, como as secas ou inundações.

Nessa etapa do PARH, será apresentado o Diagnóstico (situação atual) e Prognóstico (possibilidades de mudanças e desenvolvimento da região), que serão a base para as propostas do Plano.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.