Campo Grande (MS) – A partir da próxima segunda-feira (1º de julho) estará disponível no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) um manual com o passo a passo para operacionalização do novo sistema digital de licenciamento ambiental relativo às operações florestais, o e-Florestal. Com a migração do sistema, os procedimentos dessa área estão suspensos desde ontem (27), retornando na plataforma nova a partir da segunda-feira, explicou o gerente de Recursos Florestais do Imasul, Osvaldo Santos.
No dia 27 o Imasul realizou curso totalmente gratuito explicando os novos procedimentos para 85 consultores de todo Estado. Até o fim do próximo mês outro curso semelhante deve ser realizado, atendendo aos interessados que não conseguiram participar desse ou para sanar eventuais dúvidas. Servidores do próprio Imasul também estão passando por capacitação para operar e explicar os novos procedimentos ao público.
O módulo e-Florestal é parte integrante do Siriema (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente) com procedimento digital de licenciamento ambiental relativo às operações florestais, como os projetos de conversão de áreas para uso alternativo do solo (supressão vegetal), nos projetos de queima controlada ou de carvoejamento, dentre outros.