Imasul e PMA apreendem 2km de redes de pesca no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: quinta-feira, agosto 6, 2020 as 13:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – Cerca de 2 km de redes de pesca foram apreendidos no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema - PEVRI, Unidade de Conservação administrada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em ação conjunta com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e os guardas-parques do PEVRI.

A Operação Hórus, realizada entre madrugada e o período da noite de quarta-feira (5), ocorreu dentro e no entorno da área do Parque e resultou na apreensão de 42 redes de pesca, medindo 2.000 metros, além de outros petrechos ilegais. A ação percorreu os  rios Paraná e Ivinhema e seus afluentes. Além das redes, foram retiradas duas cordas de espinheis, medindo 100 metros, cada uma com 30 anzóis e mais 42 anzóis de galho (petrechos proibidos). Alguns peixes que estavam vivos presos aos petrechos foram soltos no rio.

De acordo com a PMA, os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados. Há grande dificuldade de se deter os autores deste tipo de crime, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.

O presidente do Imasul, André Borges, lembra que as fiscalizações dos guardas-parques da Unidades de Conservaçãão Estaduais, em conjunto com a PMA, ocorrem de forma periódica e preventivas. “Elas são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados dos rios pelos policiais. As equipes continuam a fiscalização para a prevenção à pesca predatória e para proteção da Unidade de Conservação contra outros tipos de crimes”, afirmou.

Marcelo Armôa - Assessoria de Comunicação, com informações da PMA 

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.