Imasul fará fiscalização de precaução nas barragens de resíduos minerais em Corumbá

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL | Publicado: segunda-feira, novembro 23, 2015 as 18:14 | Voltar

Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), vai realizar no dia 7 de dezembro uma ação fiscalizadora de precaução nas barragens que armazenam resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum, no município de Corumbá. A determinação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, “como forma de tranquilizar a população do perímetro urbano da região, resguardar o Bioma Pantanal e nos antecipar a eventuais medidas que necessitem ser tomadas sobre o assunto. Estamos utilizando do princípio da precaução para nos municiar de ferramentas que possam nos distanciar do risco de algo como o que ocorreu em Mariana (MG). Já entramos em contato com as empresas que atuam no Maciço do Urucum e região para realizar essa fiscalização, que será coordenada pelo Imasul”.

A equipe de fiscalização que vai vistoriar as barragens de resíduos minerais em Corumbá será multidisciplinar e vai envolver técnicos e fiscais do Imasul, além de engenheiros civis, geólogos e profissionais de outros órgãos e entidades. “Será um trabalho de parceria e de caráter técnico, por meio dele teremos instrumentos para analisar a real situação dessas barragens”, disse o direto de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli, que vai coordenar a equipe multidisciplinar.

Segundo Eboli, o licenciamento ambiental de instalação e operação das barragens de resíduos minerais localizadas no Maciço do Urucum são de responsabilidade do Ibama e a concessão da extração do minério, dada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão vinculado ao Ministério das Minas e Energia.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.