Imasul realiza Seminário para discutir segurança das barragens do Estado dia 24

Categoria: RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: quarta-feira, setembro 8, 2021 as 11:05 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) realiza no dia 24 de setembro o 2º Seminário Estadual de Segurança de Barragens. O evento será virtual com transmissão pelo Youtube a partir das 8h e acesso livre, porém é necessário fazer a inscrição com antecedência.

Conforme a coordenadora do Seminário, Eloiza Marques - Analista de Recursos Hídricos da Área de Segurança de Barragens do Imasul - a intenção é “fomentar a cultura de segurança de barragens, a gestão de riscos e a atuação conjunta de empreendedores, fiscalizadores e órgãos de proteção e defesa civil”. A programação se estende até o meio dia e haverá emissão de certificado de participação mediante assinatura da lista de presença, que será disponibilizada durante a transmissão.

Além do material didático utilizado no seminário, todo o material de divulgação, vídeos, links e documentos relacionados serão disponibilizados no site do evento.

Site do evento: https://www.barragensms.com.br/

Confirma a programação:

8h00 Abertura
André Borges Barros de Araújo (Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso Do Sul)

Jaime Elias Verruck (Secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul)

8h05 Desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens

A Lei nº 12.334/2010, que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens, permitiu o alcance de importantes resultados, mas ainda muitos desafios a serem enfrentados.

Palestrante: Fernanda Laus de Aquino

Engenheira Civil diplomada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (desde 2007). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UnB. Coordenadora de Regulação de Serviços Públicos e da Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas desde 2016.

8h20 Classificação de Barragens

Panorama das barragens de Mato Grosso do Sul após as inovações trazidas pela Lei Federal nº 14.066/2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Palestrante: Eloiza Marques

Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, Especialista em Geotecnia, possui Capacitação em Inspeção de Segurança de Barragens e atualmente é responsável pelo setor de Segurança de Barragens na Gerência de Recursos Hídricos do IMASUL.

8h40 Ações da Defesa Civil

Atuação da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul

Palestrante: TC Fabio Santos Coelho Catarineli

Tenente Coronel QOBM, Coordenador Estadual de Defesa Civil e Presidente da CE P2R2/MS. É formado em Engenharia de Incêndio na Academia de Bombeiros Militar do CBMDF (1998), pós- graduado em Gestão Pública e cursos na área de Defesa Civil. Foi coordenador da COMDEC de Corumbá, Comandante da Guarda Municipal de Corumbá, Presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais no pantanal e contenção de animais silvestres em Corumbá, Presidente do GRINCOL (Grupo de Interseção por Corumbá e Ladário).

9h00  Empreendedor de grande barragem

A percepção do empreendedor de uma grande barragem sobre a segurança desta, suas dificuldades, experiências tanto documentais quanto a prática diária na manutenção de barragens.

Palestrante: Fernando Henrique Garayo Junior - Representante do Empreendedor Águas Guariroba

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Tecnologias Ambientais. Atualmente é Gerente de Meio Ambiente e Qualidade da AEGEA Regional 1 e responsável técnico pela barragem do Córrego Guariroba que reserva mais de 4 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo 35% da população de Campo Grande.

9h10 Empreendedor de pequena barragem

A percepção do empreendedor de uma pequena barragem sobre a segurança desta, suas dificuldades, experiências tanto documentais quanto a prática diária na manutenção de barragens.

Palestrante: Magno Balbuena - Representante do Empreendedor José Roberto

Formado pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2013. Estagiou nas empresas: Qualidade Ambiental; ARATER consultoria Ambiental; Sócio Proprietário na Empresa RAÍZZES Consultoria Agropecuária & Ambiental. Consultor ambiental e técnico de produção em diversas fazendas e empresas, como BRPEC Agropecuária, BIOSEV S/A, Faz Celeiro. Serviços desenvolvidos profissionalmente: Acompanhamento de lavoura de soja/milho; Consultoria ao SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) nas Regiões de Campo Grande/Ribas do Rio Pardo/Água Clara – MS.

09h20 Modelagem de Ruptura de Barragens

Principais aspectos para a simulações de modelagem hidráulica e propagação da onda de ruptura, bem como para elaboração de mapas de inundação para considerações no PAE.

Palestrante: Hugo Rocha

Engenheiro Civil (UFOP) e Mestre em Hidráulica e Saneamento (USP). Tem 20 anos de experiência na elaboração de projetos de Barragens de Água e Rejeitos, em consultorias voltadas a Segurança de Barragens e na elaboração de Estudos Hidrológicos, Hidráulicos e Geotécnicos em geral. Também possui experiência em Gerenciamento de Projetos, Liderança de Equipes Multidisciplinares, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing e Negociação.

10h00 Análise de Patologias em Barragens de Terra

Técnicas para levantamento em campo para avaliação de anomalias e manifestações patológicas em barragens de terra.

Palestrante: Ruben José Ramos Cardia

Especialista em Segurança de Barragens (UFBa, 2015). Engenheiro Civil (FEB-UNESP, 1974). Autor e/ou Coautor em 64 artigos. Ministrou Treinamento em Segurança de Barragens (2003 a 2012 - Fundação COGE). Realizou e/ou participou em: Inspeção de Segurança Regular– ISR e Especial - ISE; Verificação da Situação e Comportamento, bem como de Plano de Instalação da Instrumentação de Auscultação; Plano de Segurança de Barragens-PSB; Plano de Ação de Emergência-PAE; e Manutenção Civil em Barragens.

11h00  Monitoramento de Barragens

Demonstração de software de monitoramento de barragens, que transforma os dados coletados da instrumentação de uma barragem em informações seguras e precisas.

Palestrantes: Alexandre S. Paes e Guilherme N. Tomio

Alexandre S. Paes é CEO Founder, Analista de Sistemas, Bacharel em Ciências da Computação, possui Pós-graduação em Negócios na Internet. Há 20 anos no Mercado de Tecnologia.

Guilherme N. Tomio é CPO Co Founder, Engenheiro Industrial Mecânico, atua há 4 anos como Engenheiro de Melhoria, Implantação ISO 9001 e TS. Empresa de Tecnologia (10 Anos). Programadores / Marketing.

12h00 Encerramento

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.