Campo Grande (MS) – Indústrias e outros estabelecimentos de Mato Grosso do Sul podem apresentar propostas dos Sistemas de Logística Reversa até o dia 15 de outubro. O prazo, estipulado na RESOLUÇÃO SEMADE N. 33, de 17 de maio de 2016 foi prorrogado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). Clique aqui para ver a publicação de prorrogação no Diário Oficial do Estado.
A Resolução Semade n. 33 trata da implantação do sistema de Logística Reversa nas indústrias e outros estabelecimentos de Mato Grosso do Sul. Ela determina a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada pelos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a resolução é um instrumento importante para atender a destinação correta dos resíduos sólidos prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “É fundamental essa divisão de responsabilidades na questão de resíduos sólidos. Quando logística reversa e destinação são mencionados, temos que determinar de forma efetiva onde esses resíduos serão depositado”, afirma.