Inscrição para seminário em Corumbá sobre recuperação de áreas degradadas do Taquari encerram-se amanhã

Categoria: CAPACITAÇÃO, Geral, RIO TAQUARI | Publicado: segunda-feira, novembro 19, 2018 as 10:17 | Voltar

Campo Grande (MS) - Encerram-se amanhã as inscrições para o Seminário “Recuperação de Áreas Degradadas com Enfoque no Manejo Integrado da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Taquari”, que acontece dia 26 (próxima segunda-feira), em Corumbá. Restam poucas vagas. O evento faz parte do Projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari”, desenvolvido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) por meio dos órgãos vinculados Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Além do seminário de Corumbá, será realizado outro, em Coxim no dia 30 de novembro, cujas inscrições ainda estão abertas. Os eventos visam aprofundar o debate sobre a recuperação de áreas degradadas, apresentar os resultados de ações de recuperação já conquistados na região e engajar o público alvo para a realização de futuras ações em prol da continuidade do processo de recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari.

O seminário de Corumbá será realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, localizado na Rua Domingos Sahib, nº 570 – região do Porto Geral. Já o seminário de Coxim acontece na Câmara Municipal, localizada na Rua João Pessoa, nº 130 – Centro da cidade.

Palestrantes

Os eventos contarão com palestrantes de renome como José Felipe Ribeiro e Ricardo Ribeiro Rodrigues. José Felipe Ribeiro é biólogo com doutorado em Ecologia pela University of California (DAVIS). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando no momento na Embrapa Cerrados, e é professor credenciado no programa de Botânica da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, fitossociologia, biogeografia, propagação e recuperação e restauração de ambientes ripários e de Cerrado.

Já Ricardo Ribeiro Rodrigues é biólogo com doutorado em Biologia Vegetal pela UNICAMP e professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (ESALQ). Atua como chefe do Departamento de Ciências Biológicas desde 2001 e coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP), onde realiza o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais. Também é orientador na pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (programa Biologia Vegetal) e na Universidade de São Paulo (programas: Recursos Florestais e Ecologia Aplicada). Tem experiência em ecologia de ecossistemas, florística e ecologia de florestas naturais e restauração ecológica de áreas degradadas.

Sugestões

Para o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli (que participará dos dois eventos), essa é a oportunidade da sociedade se inteirar sobre os trabalhos em desenvolvimento para recuperar o rio Taquari e dar sua contribuição com sugestões. O técnico da Agraer Oscar Serrou Camy Júnior, que vem trabalhando no projeto desde o início, comemora o êxito alcançado até aqui e enfatiza a importância do trabalho conjunto para se chegar a bom termo. Oscar possui formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Mato Grosso, com especialização de Manejo de Solos do Cerrado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e experiência profissional na administração e gerência de propriedade rural familiar e na realização de ações de manejo e recuperação de áreas degradadas.

A inscrição nos seminários é gratuita, porém as vagas são limitadas. Os primeiros inscritos receberão material promocional do evento: bolsa de banner, caneca, cartilha, bloco de anotações e caneta.
Os interessados em participar dos seminários podem fazer sua inscrição no site do Imasul, onde também estão disponibilizadas as programações e demais informações: https://www.imasul.ms.gov.br/seminario-sobre-recuperacao-de-areas-degradadas/

As inscrições online para o seminário em Corumbá ficarão abertas até dia 20 de novembro, e para o evento em Coxim, até dia 22. Restando vagas, serão disponibilizadas inscrições nos locais dos eventos até o início das atividades.