Março deve começar chuvoso e Meteorologia alerta para possíveis alagamentos

Categoria: RIO TAQUARI, SALA DE SITUAÇÃO | Publicado: quinta-feira, fevereiro 27, 2020 as 10:15 | Voltar

Campo Grande (MS) – A frente fria que já se estabelece na Região Centro-Oeste do País deve provocar chuvas intensas na primeira quinzena de março, podendo levar alguns rios a transbordar e causar alagamentos. A previsão é do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Entre os dias 26 e 5 de março a previsão é que a chuva acumulada chegue a 70 milímetros em grande parte do Estado, sendo que na região Nordeste (Bolsão) o índice pode chegar a 100 milímetros. Na semana seguinte (6 a 13/03) as chuvas continuam fortes nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas demais áreas o acumulado esperado é de até 5 milímetros.

O problema é que o rio Taquari, que passa pela cidade de Coxim, corta a região Norte-Nordeste e já estava com volume de água no limite máximo nessa semana. A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão ambiental do Estado vinculado à Semagro, emitiu alerta sobre a iminência do rio transbordar desde a quarta-feira. No início da noite de ontem (27) o rio apresentava volume de água de 4,87 metros (com 5 metros já ocorreria o transbordamento), mas na manhã desta quinta-feira começou a baixar, marcando 4,73 metros.

Caso as chuvas continuem na cabeceira do Taquari (região Nordeste) nos próximos dias, o volume de água pode voltar a subir e ocorrer o transbordamento. A equipe do Imasul está em alerta monitorando o comportamento das águas do Taquari e demais rios do Estado. No Miranda (região do Pantanal) chegou a haver transbordamento em trechos do rio na zona rural no início da semana, mas conforme o boletim da Sala de Situação o volume de água baixou 9 centímetros nos últimos três dias e o rio saiu do alerta.

Veja abaixo a previsão do CEMTEC/MS para os próximos 15 dias.

Tendência de precipitação estimada entre os dias a 26 de fevereiro a 13 de março de 2020 com informações do NCEP/NOAA

Primeiro período: 26 de fevereiro a 05 de março de 2020 - Período chuvoso nas regiões central, norte e leste do Estado em que os acumulados estão estimados entre 50 a 70 milímetros em grande parte das regiões. Na região extremo nordeste, o modelo numérico estima chuvas com volumes significativos no período em até 100 milímetros. Nas demais áreas, as chuvas poderão ocorrer, porém em menor quantidade com estimativa entra 20 a 30 milímetros acumulados no período.

Segundo período: 05 a 13 de março de 2020 – Neste período, há possibilidade de ligeira diminuição de chuva em Mato Grosso do Sul e elas poderão ocorrer de forma mais irregulares em todas as áreas. Os acumulados poderão ser mais significativos nos extremos norte e nordeste do Estado, onde são esperados até 60 milímetros no período. As demais áreas, pouca chuva é estimada e espera-se mais períodos de sol com acumulados de até 5 milímetros no período.

Veja o Boletim da Sala de Situação do Imasul AQUI

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.