Nível do rio Paraguai continua preocupando e previsão é de poucas chuvas até fim do ano

Categoria: SALA DE SITUAÇÃO | Publicado: terça-feira, dezembro 15, 2020 as 08:36 | Voltar

Campo Grande (MS) – O nível do rio Paraguai continua abaixo do limite regular na régua localizada em Porto Esperança, próximo a Corumbá. Nesse ponto o nível do rio estava 58 centímetros abaixo do limite mínimo da régua, conforme dados da Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Em outros dois pontos – Porto Murtinho e Ladário – a situação também é preocupante, considerada emergencial pelo baixo volume de água. Em Ladário a régua media apenas 3 centímetros acima do limite mínimo e em Porto Murtinho, 146 centímetros, o que é pouco para aquele trecho do rio.

A explicação é simples: tem chovido menos na região pantaneira nesse ano. Informações catalogadas pelo CEMTEC/Semagro (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) mostram que desde o dia 1º de outubro até o dia 12 de novembro choveu 207,1 milímetros na região, enquanto o normal esperado (média) seria acima de 400 milímetros. Comparado aos dois últimos anos, o trimestre outubro/dezembro de 2020 tem sido o pior em quantidade de chuvas. Uma das consequências imediatas foram os incêndios registrados no Pantanal no segundo semestre, que trouxe consequências trágicas para a fauna e a flora, bem como para a economia pantaneira em geral.

“Temos a Sala de Crise junto com a ANA (Agência Nacional das Águas) para fazer monitoramento permanente junto à Bacia do Rio Paraguai; e temos a Sala de Situação do Imasul que faz o acompanhamento rotineiro. Os indicadores são muito claros, o nível do rio Paraguai é preocupante devido ao baixo nível de chuvas tanto na região do Pantanal e, sobretudo, na cabeceira do rio. Começamos o ano de 2021 muito preocupados e sabendo que vamos ter uma situação de seca e de crise hídrica”, disse o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Histórico

O rio Paraguai ganhou volume gradativamente até a terceira semana de novembro, depois voltou a baixar. No dia 1° de novembro a régua instalada em Ladário registrava que o rio estava 19 centímetros abaixo do mínimo. A volta das chuvas fez o leito do rio subir até chegar a 11 centímetros positivos no dia 22 de novembro, depois disso voltou a reduzir e nesta segunda-feira (14) pela manhã estava com apenas 3 centímetros positivos. O volume mínimo registrado nesse ponto foi de -32 centímetros no dia 18 de outubro.

A situação do rio na altura de Porto Murtinho é um pouco melhor, começou o mês com 122 centímetros acima do limite mínimo e ontem (14) estava com 146 centímetros. Porém no dia 22 de novembro a régua marcava 160 centímetros de lâmina d'água acima do limite mínimo, o que demonstra que ocorre uma redução no volume do rio. O mínimo registrado no ano, nesse ponto, foi de 93 centímetros no dia 24 de outubro.

A situação não deve se alterar muito nos próximos dias, se depender da previsão do tempo. Entre os dias 14 a 22 de dezembro espera-se um acumulado menor que 20 milímetros para a região pantaneira, com prevalência de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuvas entre a tarde e a noite de forma isolada e irregular. Os dados são do CEMTEC/Semagro. Até o dia 30 o acumulado esperado de chuva deve ficar entre 50 a 70 milímetros

No período de 14 a 30 de dezembro, a concentração de chuva aumenta na região e são esperados entre 50 a 70 milímetros, aproximadamente. Este comportamento será decorrente a intensificação do transporte de umidade oriundo da região norte do Brasil com alinhamento de frentes frias no sul país, juntos contribuirão para o aumento de nuvens de chuva na área.

Publicado por: João Prestes