Rota: Imasul realiza visitas de orientação em passeios turísticos de Bonito

Categoria: ROTA DO DESENVOLVIMENTO | Publicado: sexta-feira, abril 29, 2016 as 18:22 | Voltar

Bonito (MS) – Nesta quarta-feira (28) durante o período da manhã, as equipes do Imasul, Corpo de Bombeiros Militar de Jardim e Polícia Militar Ambiental (PMA) de Bonito realizaram, em parceria, uma ação de orientação quanto aos aspectos legais ambientais e de segurança de passeios turísticos de Bonito, localizado na região Sudoeste de MS. Os representantes dos órgãos foram recepcionados por funcionários e gerentes da Reserva Ecológica Baía Bonita, mais conhecida como Aquário Natural e do Parque Ecológico Rio Formoso.

Ação conjunta de orientação do Imasul, SGCBM e PMA em passeios turísticos de Bonito. Foto: Vanessa Ricarte

O secretário da Semade e diretor-presidente do Imasul, Jaime Verruck, explica que as visitas já eram previstas no planejamento de trabalho das vinculadas à pasta. "Nós tínhamos uma proposta, desde o início do governo, que todos os nossos órgãos - seja a Junta Comercial, Imasul ou Agência Estadual de Metrologia - sempre oferecessem a possibilidade de orientar os empresários e sanar suas dúvidas. Nós identificamos claramente aqui em Bonito a importância dessa ação conjunta entre Corpo de Bombeiros Militar, PMA e Imasul nos atrativos turísticos", analisou.

Jaime Verruck ainda ressalta que essa força-tarefa faz parte de uma nova forma de atuação das vinculadas à Semade. "Vamos criar um novo modus operandi na questão da ação conjunta no estado. Ficou muito evidente a importância de levar a informação preventiva ao empresário, já que há um desconhecimento muito grande em relação à legislação ambiental, às condicionantes previstas na legislação, segurança pelos Bombeiros e fiscalização através da PMA. Essas ações em Bonito provam que este é um modelo fundamental para que o nós deixemos de ter problemas, pois quando orientamos e educamos, deixamos de emitir autos de infração para notificação."

Visita ao banhado do Aquário Natural. Foto: Vanessa Ricarte

De acordo com o secretário da Semade, por intermédio dessas ações, a percepção do Poder Público se torna bem diferente, pois quando uma empresa é autuada, o procedimento é a busca por um advogado de defesa, entretanto, quando é orientada, o próprio empreendedor procura uma resolução rápida. "A recepção dos empresários foi grande em relação a isso e demonstraram que em pouco tempo todos os problemas serão resolvidos. A partir dessa experiência, discutiremos como ela deverá ser realizada de forma contínua no estado.

Visitas - João Olímpio de Oliveira, encarregado da manutenção geral do passeio do Aquário Natural e a veterinária e responsável técnica pelo passeio, Christiana Rieken, receberam as equipes do Imasul, CBM e PMA. Com mais de 90 hectares de extensão, o passeio é um dos mais tradicionais da região e passa por manutenção constante. Três rios percorrem a propriedade: Baía Bonita, considerado o menor rio do mundo (com 850 metros), Formosinho e Formoso.

Visita ao Aquário Natural de Bonito. Foto: Vanessa Ricarte

Bruno Leite Miranda, gerente-diretor do Parque Ecológico Rio Formoso, também atendeu prontamente à forca-tarefa de orientação e aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas junto aos órgãos que participaram da ação. A atração turística conta com bóia cross, cavalgada e flutuação, além de fazer parte das trilhas locais de bike.

Bruno Leite Miranda mostra kit primeiros socorros. Parque Ecológico Rio Formoso. Foto: Vanessa Ricarte

Segundo André Borges, analista ambiental e coordenador dos escritórios regionais do Imasul, as visitas tiveram caráter didático, com orientações sobre procedimentos de regularização ambiental do empreendimento, licenças e adoção de melhores práticas. "Tivemos a oportunidade de observar, durante a visita no Parque Ecológico Rio Formoso, por exemplo, que o empresário prontamente identificou a necessidade de reformulação das trilhas, pois já havia um solo mais compactado, com escorrimento superficial, o que pode acarretar em depósito de sedimentos no curso d'água, ou seja, vimos que ele já tem essa consciência e já está recuperando o local", constatou.

Parque Ecológico Rio Formoso. Foto: Vanessa Ricarte

André Borges também destacou que houve o reforço sobre a necessidade da outorga na captação subterrânea de água (poços). A equipe do Corpo de Bombeiros Militar observou questões de segurança dos empreendimentos, tais como coletes salva-vidas, extintores de incêndio, bóias de salvamento em pontos estratégicos, kit primeiros socorros e a PMA acompanhou a ação com orientações adequadas sobre questões ambientais.

Também participaram da ação de orientação: Marcelo Brasil, fiscal ambiental e coordenador do escritório regional do Imasul em Bonito, Eri Esmael Ojeda, subtenente da PMA de Bonito, Antônio Roeder dos Santos Santacruz, primeiro sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Jardim e Hércules Espíndola Cuellar, terceiro sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Jardim, sob a supervisão do major Alexsander dos Santos Trindade, comandante do Segundo Subgrupamento de Bombeiros Militar de Jardim.