Semade e Ibama iniciam cooperação para evento mundial e novo fórum de debates

Categoria: NOSSO TRABALHO | Publicado: segunda-feira, fevereiro 15, 2016 as 15:43 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis iniciaram nesta segunda-feira (15) as cooperações técnicas para a 7ª edição da Conferência Mundial de Incêndios Florestais, que será realizada em 2019 em Campo Grande.

O titular da Semade e diretor do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, recebeu o superintendente do Ibama, Márcio Ferreira Yule, a coordenadora do Núcleo de Interagências, Lara Steil, o diretor de Licenciamento, Ricardo Éboli e Thais Caramori, diretora de Desenvolvimento, ambos do Imasul, e iniciou as tratativas para organização do evento de escala global, que deve receber cerca de 3 mil visitantes de todo o mundo.

Durante o encontro foram avaliados os espaços para o evento e a viabilidade logística. Entre elas a utilização do terminal alfandegário do Aeroporto Internacional de Campo Grande para as operações de aduanas, dispensando o uso dos portos de Santos, Paranaguá para o processo. A diferença está na agilidade: enquanto o processo pode durar até duas semanas, na Capital o processo é finalizado em três dias.

“Isso só confirma que fizemos uma excelente escolha. Realizar o evento em Mato Grosso do Sul, que possui todos os requisitos técnicos, que tem uma diversidade ambiental magnífica e uma preocupação em produzir de forma sustentável é uma forma de apresentar ao mundo todas essas qualidades e buscar ainda mais inovação no combate aos incêndios florestais”, avaliou a Analista Ambiental do Ibama, Lara Steil.

De acordo com Jaime Verruck, o evento fortalece o trabalho que já é realizado pelo Governo do Estado no combate aos incêndios florestais. Ainda segundo o secretário já está em execução um projeto que irá integrar várias bases de combate a incêndios florestais, públicas e privadas, que atuarão em conjunto em todo o Estado.

Comitê integrado - Além dos detalhes da Conferência Mundial, Semade e Ibama iniciaram o projeto de reativação do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Mato Grosso do Sul. Criado em 2000, o fórum tornou-se inativo a partir de 2007. Sua meta era promover a gestão, coordenação, o monitoramento e a prevenção aos incêndios.

A proposta de reativação, já avalizada pelo secretário, prevê a participação de membros da Semade, do Ibama, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, do Departamento de Estradas e Rodagens de Mato Grosso do Sul, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Comando Geral do Corpo de Bombeiros, da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, universidades públicas, organizações não-governamentais ambientalistas e entidades da classe produtiva.

“Quando em efetivo trabalho, este comitê chegou a formar cerca de 2 mil brigadistas que atuaram em todas as regiões do Estado. É um fórum importante para a formulação de novas práticas e de trabalho conjunto de preservação”, explicou o superintendente do Ibama no Estado, Márcio Ferreira Yule.

Manejo Integrado do Fogo – Durante o encontro os técnicos do Ibama também apresentaram uma proposta inovadora de uso de queimadas prescritas para a conservação do cerrado. O plano consiste na construção participativa de proteção das áreas, considerando além das técnicas difundidas de prevenção e combate, aspetos ecológicos, sociais e econômicos das comunidades envolvidas.

A metodologia, reconhecida pela ONU, vem sendo aplicada no Brasil em unidades de conservação integrais desde 2014 por meio do projeto Cerrado-Jalapão e nas terras indígenas atendidas pelo programa Brigadas Federais do Ibama/Prevfogo.

O trabalho iniciou-se com o levantamento do conhecimento tradicional sobre o uso do fogo como elemento de conservação da biodiversidade. Diversos membros das comunidades indígenas Xerentes (Tocantins), principalmente os anciões, relataram como era feito o uso do fogo no passado e indicaram períodos, locais e frequências desejáveis para a aplicação das queimadas prescritas.

Durante esta segunda-feira a equipe do Ibama também se reuniu com o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. No período da tarde ocorrerá uma visita ao Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, local que pode ser a sede da Wildfire, a Conferência Mundial de Incêndios Florestais.