Servidores do Imasul participam de treinamento de Segurança do Trabalho

Categoria: FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: quarta-feira, outubro 2, 2019 as 10:32 | Voltar

Campo Grande (MS) – Cerca de 20 servidores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) participam de treinamento sobre Segurança do Trabalho desde hoje (2) até a sexta-feira (4). O Imasul é o órgão ambiental do Estado, vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). O curso atende o Plano de Capacitação, que prevê treinamentos anuais aos servidores que trabalham em ambiente de potenciais riscos à integridade física, e também está previsto no Sistema de Gestão de Qualidade que o Imasul desenvolve, conforme explicou o diretor presidente André Borges.

O curso se divide em três módulos. No primeiro dia os servidores terão aula, pela manhã, sobre a importância e maneira correta de usar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (proteção coletiva). Desde a legislação a respeito até a guarda, higienização e conservação adequados serão ensinados pelo engenheiro de Segurança no Trabalho Sérgio Baptista Tabosa.

No segundo dia (quinta-feira) os servidores aprenderão sobre prevenção e combate a incêndios. O curso se estenderá pelo dia todo. No conteúdo, lições sobre teoria do fogo, como se propaga, métodos de extinção, variedades de extintores e modo de usar, como elaborar um plano de emergência contra incêndio, entre outros temas, sob responsabilidade da arquiteta, urbanista e engenheira de Segurança do Trabalho Daiane Marques.

No último dia de curso (sexta-feira) os servidores aprenderão noções básicas de primeiros socorros. Como avaliar a gravidade de uma lesão, identificar e lidar com corpos estranhos nos olhos, acidentes com substâncias químicas (contato com a pele, olhos, ingestão), engasgamento, desmaios, vertigens, até reanimação cardiopulmonar. Quem ministra esse curso é o bombeiro civil e engenheiro de Segurança do Trabalho Oscar Tilleria Ramirez.

Os servidores que participarão do treinamento estão envolvidos com procedimentos laboratoriais, sendo lotados na Unidade de Laboratório do Imasul e também nas Gerências de Recursos Hídricos e Fiscalização Ambiental. André Borges lembrou que o Centro de Controle Ambiental “Eni Garcia de Freitas” é referência no Brasil no controle da qualidade das águas superficiais. Com uma rede de 181 pontos de coleta em 13 das 15 sub-bacias, cobre 95% do território sul-mato-grossense.

“Em 2020 estaremos nas 15 sub-bacias com 199 pontos de coleta. Nossos técnicos vão a cada ponto e coletam amostras da água, quatro vezes por ano. Essas amostras são trazidas para o laboratório e passam por análises físicas, químicas e biológicas em que são verificados 63 parâmetros. Os resultados dessas análises embasam políticas públicas, orientam a tomada de decisões tanto do poder público, quando se verifica alguma alteração na qualidade da água de determinada região, quanto do empreendedor que precisa de um produto com determinado nível de qualidade”, explicou o diretor presidente.

Publicado por: João Prestes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.