Sistema de Monitoramento de desmatamento e queimadas adotado pelo Imasul é apresentado em painel na COP27

Categoria: COP 27 | Publicado: sexta-feira, novembro 11, 2022 as 16:07 | Voltar

O Sistema de Monitoramento de Desmatamento e Queimadas por meio de imagens de satélite, adotado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), foi apresentado na manhã de quinta-feira (10) no painel Data Driven Decision Public Policy Framework, na Conferência das Nações Unidas - COP27 sobre Mudanças Climáticas realizado em Sharm El Sheikh no Egito. A apresentação foi realizada pelo o diretor executivo da empresa Codex, Luiz Marchiori e pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges.

O processo de implantação desse sistema de monitoramento foi iniciado em março de 2022, após termo de cooperação firmado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Imasul com os órgãos ambientais do PR, SC e RS em reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).

“Na apresentação, foram mostrados cases de sucesso e um dos principais projetos citados foi o case do Imasul. Durante a apresentação foi possível compreender como a tecnologia e inovação podem impactar a nossa sociedade, quanto o mundo, tornando-se referência internacional no monitoramento do desmatamento”, informou o diretor-presidente, André Borges.

O secretário Jaime Verruck lembra que o sistema de monitoramento apresentado na COP 27 “foi validado pelo órgão ambiental de Santa Catarina e customizado para a utilização pelo Imasul para identificação de desmatamento ilegal em nosso Estado”.

Também na quinta-feira (10), a delegação de Mato Grosso do Sul que participa do evento apresentou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em nosso Estado. O documento foi apresentado no painel que falou sobre as iniciativas do “Consórcio Brasil Verde: Novo Instrumento Regional para Captação de Financiamento Climático”, organizado pelo grupo Governadores pelo Clima (GPC), iniciativa articulada pelo Centro Brasil no Clima.

Além do diretor-presidente do Imasul, André Borges, representam Mato Grosso do Sul na COP27 a Coordenadora Jurídica da PGE na Semagro, Senise Freire Chacha; a coordenadora do Inventário de Emissões de GEE de MS, bióloga Sylvia Torrecilha e a Coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thais Fernanda Silva Guimarães.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.