ATAQUE POR PREDADORES SILVESTRES, O QUE FAZER ?

A convivência entre pessoas e predadores é um desafio.

O conflito ocorre principalmente quando a fauna silvestre (onças, lobo guará, mão pelada, etc) recorre aos animais domésticos (bovinos, equinos, ovinos, galináceos, etc) como recurso alimentar. A maioria das vezes estes predadores são desnecessariamente mortos pelas pessoas por acharem que o problema será resolvido.

Recorrentemente os órgãos ambientais são demandados a tomarem medidas para solucionar este conflito, no entanto não é uma tarefa simples, a qual precisa do esforço coletivo (órgãos públicos, pesquisadores, produtores rurais, etc) para conhecer a realidade de cada local e de cada predador para uma decisão assertiva.

Desta forma, apresentamos uma série de documentos elaborados por pesquisadores renomados de diversas instituições (ONG Panthera, ICMBio/CENAP, Projeto Onças do Iguaçu) que apresentam estratégias para minimizar este conflito.

Outro ponto importante é sobre a captura de filhotes de predadores, o que ocorre com certa frequência em nosso Estado. As fêmeas deixam seus filhotes escondidos e saem para caçar sozinha, quando estes são muitos jovens. Muitas pessoas recolhem estes filhotes achando que estes foram abandonados por suas mães, isto não é verdade, por isto fique atento as informações do material abaixo:

 

 

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.