Acadêmicos da UFGD vêm ao Imasul conhecer processos de Gestão Ambiental

Categoria: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL | Publicado: quinta-feira, junho 28, 2018 as 14:33 | Voltar

Campo Grande (MS) – Acadêmicos dos cursos de Gestão Ambiental e de Ciências Biológicas com ênfase em Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados estiveram no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) na manhã desta quinta-feira (28) para conhecer na prática como se dão os processos de fiscalização, controle e licenciamento ambiental. O grupo de 38 alunos de diferentes semestres dos dois cursos estava sob monitoria de quatro professores: Vito Comar, Paulino Barroso Medina Júnior, Jairo Campos e Maurício Stefanes.

No Imasul, eles foram recebidos pelo gestor ambiental Adriano Coelho, da Unidade de Educação Ambiental, e com ele visitaram os setores de Licenciamento e Centro de Controle Ambiental, onde os técnicos explicaram como é feita a análise de qualidade das águas de rios e córregos do Estado. Em seguida o grupo foi até o auditório do Parque do Prosa, ali assistiram a uma palestra com a bióloga Michelle Bittar, da Unidade de Municipalização e Gestão Ambiental, sobre a legislação e os procedimentos necessários para que os municípios possam firmar convênio com o Imasul e passar a fazer o licenciamento e a fiscalização de empreendimentos de impacto local.

É a primeira vez que o grupo vem ao Imasul, visita que deve se tornar rotineira, conforme manifestaram os professores. Os alunos também aprovaram a aula prática. “É ótimo ver como a gestão é feita, muito interessante. A gente aprende como são os procedimentos, mas aqui vimos de fato como os profissionais trabalham”, disse a estudante Silvana Aparecida Souza, do curso de Ciências Biológicas.

As matas do Parque do Prosa foram o que mais chamaram a atenção da estudante de Gestão Ambiental Joyce Barbosa Vieira. Ela ficou encantada com o nível de conservação do Parque e com os cuidados dispensados pelos técnicos do Imasul para manter plantas, bichos e humanos em perfeita sintonia. “Achei que Campo Grande serve como exemplo para outras cidades de como é possível conviver com a natureza de forma harmônica.”

Na parte da tarde o grupo tinha visitas a órgãos de gestão da Prefeitura e no fim do dia retornariam a Dourados. Mas os professores garantem que a próxima viagem à Capital não deve demorar.

Veja fotos da visita dos acadêmicos da UFGD abaixo: