Grupo de Resgate Técnico Animal faz primeira reunião e distribui funções administrativas

Categoria: FAUNA, QUEIMADAS, REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES | Publicado: segunda-feira, março 14, 2022 as 16:13 | Voltar

Campo Grande (MS) – Os membros do GRETAP – Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal se reuniram na tarde desta segunda-feira (14), no Auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para distribuir as funções administrativas. Essa foi a primeira reunião do Grupo em 2022, criado em abril do ano passado através do Decreto 15.651 e que tem por objetivos, entre outros: organizar e promover o resgate técnico, o atendimento e o acolhimento dos animais, principalmente dos silvestres, vitimados em desastres ambientais; coordenar a elaboração do plano de ações para diagnóstico, prevenção, monitoramento, controle, fiscalização, combate e educação ambiental.

O GRETAP é composto por 11 membros titulares e igual número de suplentes, representando órgãos, entidades e instituições, com direito a voz e voto. As entidades que integram o Grupo são: Semagro; Imasul, Polícia Militar Ambiental (PMA; Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Instituto Tamanduá (IT); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/MS); Instituto do Homem Pantaneiro (IHP); Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá (FMAP); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O assessor bombeiro militar e representante da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), coronel Waldemir Moreira Júnior, foi escolhido para coordenar o Grupo, tendo na vice-coordenadoria o 2º tenente Antônio Ari Brum Weis. A engenheira sanitarista ambiental e coordenadora de Meio Ambiente da Semagro, Andreliz Silva Souza, foi escolhida para a Secretaria Executiva.

Os demais cargos do GRETAP ficaram assim designados: Secretaria de Comunicação e Captação de Recursos – Letícia Larcher (IHP); Secretaria de Logística e Prevenção de Riscos – Tyara de Deco Souza e Araújo (UFMS); Secretaria Operacional – Paula Helena Santa Rita (UCDB); Secretaria de Autorização e Coletas – Fabiane Gonçalves de Souza (IBAMA/MS).

Composição do GRETAP

REPRESENTAÇÃO TITULAR SUPLENTE