Imasul realiza Audiência Pública para apresentar RIMA referente ao licenciamento de Aterro Sanitário em Ponta Porã

Categoria: AUDIÊNCIA PÚBLICA | Publicado: terça-feira, maio 16, 2023 as 10:38 | Voltar

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) realiza no dia 7 de junho de 2023 (quarta-feira), às 19h (horário de MS), audiência pública para apresentação do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), referente ao licenciamento ambiental para instalação de Aterro Sanitário para Resíduos Sólidos Urbanos e Domiciliares com capacidade de recebimento acima de 80 toneladas/dia, na Fazenda São Máximo em Ponta Porã. A Audiência Pública será transmitida ao vivo pelo canal do Imasul no YouTube.

O Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento vai mostrar os impactos positivos e negativos, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais propostos. Após as apresentações e um breve intervalo, será aberta a sessão de respostas às perguntas previamente cadastradas. Para participar do evento de forma interativa, encaminhando comentários e perguntas, é necessário que os interessados se inscrevam previamente de forma virtual. Os interessados deverão primeiro fazer sua inscrição e depois acessar a audiência virtual no horário e dia marcado.

A audiência pública tem como objetivo apresentar o empreendimento a ser implantado e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima), expor os graus de impacto, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais. Ela tem como finalidade esclarecer dúvidas e recolher opiniões, críticas e sugestões de segmentos da população interessada na implantação do empreendimento, a fim de subsidiar a decisão quanto ao seu licenciamento ambiental (resoluções Conama 009/87 e Sema/MS 004/89).Em 2020, devido à situação de emergência em saúde pública em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19) e as medidas federais e estaduais estabelecidas para a prevenção da transmissão e da proliferação do Covid-19, estão sendo realizadas audiências públicas virtuais para garantir a ampla participação da sociedade civil, dos ministérios públicos e de outras instituições no licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental. A realização de consultas públicas virtuais para o licenciamento ambiental de empreendimento foi estabelecida por meio da Resolução Conama nº 494, de 11 de agosto de 2020, e da Portaria Imasul nº 812, de 30 de setembro de 2020. Ambas normativas estão disponíveis no site do Imasul para consulta.

Mais informações estão disponíveis abaixo ou no site do Imasul.

Local de acesso virtual: Canal do Imasul no YouTube (acesso direto por meio do link
*Para participar, primeiro FAÇA SUA INSCRIÇÃO e depois acesse o EVENTO VIRTUAL.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.