Imasul realiza reunião pública para apresentar estudo de Enquadramento do Córrego Araras, em Rio Brilhante

Categoria: RECURSOS HÍDRICOS | Publicado: terça-feira, novembro 1, 2022 as 11:00 | Voltar

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema e a Prefeitura de Rio Brilhante realizam na sexta-feira (4) no município de Rio Brilhante, a reunião pública para apresentação do Estudo de Enquadramento do Córrego Araras. O evento acontecerá às 8h30 na Câmara Municipal de Rio Brilhante, Rua Athayde Nogueira, 1207, Centro.

O Estudo de Enquadramento do Córrego Araras está sendo executado pela empresa Deméter Engenharia Ltda e conta com a participação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema e o acompanhamento do Governo do Estado, por meio do Imasul e Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul). Ele pode ser acessado no sítio eletrônico (http://enq11mbhs.wix.com/recursoshidricos) onde é possível acompanhar o andamento das atividades do enquadramento do Córrego Araras e de outras 10 Microbacias Hidrográficas do Estado do Mato Grosso do Sul, bem como obter maiores informações quanto ao que está sendo desenvolvido, e realizar o download das versões preliminares dos produtos, clicando aqui.

A elaboração desse tipo de estudo está prevista na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Federal n. 9.433/1997) e na Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei Estadual n. 2.406/2002). O objetivo, é contribuir para os avanços na implementação da gestão das águas, pois o enquadramento dos corpos d’água em classes (Especial, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4) dá sustentação para o alcance de melhorias nas condições atuais e futuras de usos dos recursos hídricos, bem como o auxílio aos gestores públicos na gestão das águas de seu domínio.

Em atendimento a Resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos n. 91/2008, o desenvolvimento dos estudos envolve diversas etapas, sendo elas: Diagnóstico, Prognóstico e Proposições, atendendo o conteúdo mínimo que a proposta de enquadramento deve ter. É importante salientar que todas as etapas do projeto serão apresentadas e validadas junto à sociedade local. Vale salientar que a participação da sociedade é de suma importância para contribuir com a construção deste estudo, o qual servirá de base para a gestão das águas da Microbacia Hidrográfica do Córrego Araras, e, portanto terá um significativo impacto na vida dos cidadãos do Município de Rio Brilhante.

Com informações de Eliane Maria Garcia

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira