Inscrições para curso de capacitação de gestores ambientais prosseguem até dia 22

Categoria: CAPACITAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA | Publicado: sexta-feira, agosto 18, 2017 as 10:44 | Voltar

Campo Grande (MS) – As inscrições para o Curso de Estruturação da Gestão Ambiental oferecido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em parceria com o MMA (Ministério do Meio Ambiente), continuam abertas até o dia 22 de agosto. Com isso, aqueles municípios que ainda não indicaram seus participantes ganharam mais quatro dias de prazo, já que inicialmente as inscrições deviam ser encerradas nesta sexta-feira (18).

O curso terá 16 horas de aulas presenciais e 80 à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do Ministério do Meio Ambiente. As aulas presenciais serão nos dias 24 e 25 de agosto e terão como programação a apresentação da plataforma virtual e uma oficina de elaboração de projetos e captação de recursos. O local será no auditório Shirley Palmeira do Imasul e a programação completa pode ser vista neste link. Já o curso no ambiente virtual terá início em 11 de setembro e término no dia 12 de janeiro de 2018.

O público alvo do Curso de Estruturação da Gestão Ambiental são servidores e gestores municipais, vereadores e técnicos da Câmara Municipal e integrantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente podem participar de Curso de Estruturação da Gestão Ambiental. A meta era atingir 80 inscritos e já foi superada, informa Luclécia da Costa Terra, chefe da Unidade de Municipalização e Gestão Ambiental do Imasul. Mas o objetivo é atrair gestores de todos os municípios, por essa razão o prazo de inscrição foi prorrogado.

O objetivo do curso é contribuir para qualificar a gestão ambiental municipal por meio de processos formativos continuados, facilitando a descentralização e a gestão compartilhada, visando ao fortalecimento do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). Serão abordados no curso os seguintes temas: Fortalecimento da Politica Ambiental Municipal, Atribuições da Gestão Ambiental, Descentralizar e qualificar a gestão ambiental e estruturação da Gestão Ambiental municipal entre outros.

Nos dois dias de aulas presenciais os participantes terão as seguintes palestras: O que é o Programa Nacional de Capacitação de Gestores, quais os seus conteúdos, objetivos e como participar ativamente do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem, com Rejane Pieratti, do Ministério de Meio Ambiente; A Evolução da legislação ambiental, com enfoque na Gestão Ambiental Municipal, com Márcia Corrêa de Oliveira, do Imasul; Fiscalização e Gestão Ambiental Municipal, com Rosangela Maria Gimenez, do Imasul; e ainda Mesa Redonda com o tema “Experiências da Gestão Ambiental Municipal no Estado de Mato Grosso do Sul” com mediação do Ministério do Meio Ambiente, e experiências de Gestão Ambiental por Cornélia Cristina Nagel da Prefeitura Municipal de Nova Andradina e Cristiane Rocha Duarte da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Os interessados em participar do curso podem procurar a Unidade de Municipalização e Gestão Ambiental do Imasul até o dia 22 de agosto de 2017, ou obter mais informações pelos telefones 3318-5646 ou 3318-5623.