Live sobre desafios da administração pública frente às mudanças climáticas inicia mês do meio ambiente

Categoria: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, ESTADO CARBONO NEUTRO, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, SUSTENTABILIDADE | Publicado: terça-feira, junho 1, 2021 as 17:42 | Voltar

Nesta quarta-feira (2), o Governo do Estado abre as ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, próximo sábado. A partir das 8h, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) realizam a live “Desafios da Administração Pública frente às Mudanças Climáticas”. A transmissão será feita pelo canal do Imasul no Youtube - https://www.youtube.com/c/meioambientems, podendo ser assistida por todos os interessados.

A live será marcada por assinaturas e entregas que tem como ênfase a preservação e sustentabilidade ambiental e terá a participação do governador Reinaldo Azambuja, do secretário Jaime Verruck, do diretor-presidente do Imasul, André Borges; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Correa; do secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; da representante da WWF-Brasil, Flávia Szukala Araújo; do comandante da Polícia Militar Ambiental, Tenente-Coronel José Carlos Rodrigues e do diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira.

O secretário Jaime Verruck abre a programação do evento com a palestra “Contexto de Mato Grosso do Sul perante os acordos do Governo Federal junto à Cúpula do Clima”. Mato Grosso do Sul possui diversos projetos que utilizam tecnologias sustentáveis, como a agricultura de baixo carbono e a integração lavoura-pecuária-floresta. Além disso, tem uma boa posição na produção de biocombustíveis e avança na geração de energia. Todas essas ações contribuem para atingir a meta de redução de emissão de gás carbônico. “Mato Grosso do Sul foi a primeira unidade da federação a formalizar a criação de um programa para a mitigação e neutralização da emissão de gases de efeito estufa, no ano de 2016”, comenta o titular da Semagro.

Na sequência, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, fala sobre a “Transformação Digital do Imasul”, órgão vinculado à Semagro e que é responsável pela concessão de licenças ambientais e controle de obras, empreendimentos e atividades de diversas áreas que possam poluir ou modificar o meio ambiente – e que hoje são processados de forma mais célere, com a assinatura digital. A carteira digital de pesca amadora e desportiva é outro serviço que foi modernizado e está disponível pelo Imasul desde fevereiro deste ano.

Durante o evento, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck assinam os seguintes documentos: decreto de criação do grupo de atendimento a acidentes ambientais; portaria instituindo o sistema de licenciamento ambiental digital; portaria instituindo o aplicativo de fiscalização ambiental; portaria instituindo o módulo de automonitoramento; edital do Funles (Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados) e a autorização para a construção da sede do Imasul em Dourados.

Mês do Meio Ambiente

Além da programação desta quarta-feira, durante todo o mês de junho o Imasul e a Semagro realizam uma série atividades, principalmente lives e webinares como o Seminário Estadual das Águas e temas ligados ao Laboratório de Ictiologia, Resíduos Sólidos e Logística Reversa, Outorga de Uso de Recursos Hídricos, Manejo Integrado do Fogo e demais ações para prevenção e combate a incêndios florestais.

Confira abaixo a programação (sujeita a alterações)

7 de junho– Segunda-feira
8h as 17hs – 2º Seminário Estadual das Águas
Quem participa: Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e Imasul.
Evento virtual transmitido pelo Canal da Assembleia Legislativa.
PROGRAMAÇÃO  

14h – Peixes do Pantanal – Prof. Fernando Carvalho (UFMS), com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
15h – Decoada: Mitos e Verdades – Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL), com Marina Mendonça (MPEG), como mediadora.

8 de junho – Terça-feira
8h – A importância da dinâmica reprodutiva em espécies reofílicas do Pantanal – Prof. Karina Tondato (UFMS), com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9h – A utopia do repovoamento de peixes – Prof. André Luiz Julien Ferraz (UEMS), com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

9 de junho – Quarta-feira
8h – Mulheres na Ictiologia – Prof Priscila Camelier (UFBA), com Carla Kovalski (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediadora.
9h – Estudos sobre peixes do Pantanal – Dra Emiko Resende, com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

10 de junho – Quinta-feira
8h – A importância das plataformas digitais na divulgação científica (MZUSP) – Kleber Mathubara Leite (MZUSP), com Heriberto Gimenes Júnior (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.
9h – Consultoria ambiental e o monitoramento da ictiofauna – Biólogo Thiago Tesini Taveira, com Ricardo Rech (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

11 de junho – Quinta-feira
8h- Bem-estar animal: o conceito aplicado para peixes ornamentais – Carla Kovalski (Laboratório de Ictiologia do IMASUL), com Júlia Medeiros (Oceanicaquarium) como mediadora.
9h- Desafios na nutrição de peixes ornamentais - Prof. Claucia Honorato (UEMS), com Frederico Vasconcelos (Laboratório de Ictiologia do IMASUL) como mediador.

14 de junho – Segunda-feira
9 as 11hs – Webinar: Outorga de Direito do Uso dos Recursos Hídricos - Luciano Jikimura - Engº Sanitarista Ambiental/Fiscal Ambiental e Thamiris Fontoura de Araújo - Engª Ambiental/Analista de Recursos Hídricos (Gerência de Recursos Hídricos)
Evento virtual transmitido pelo canal do Imasul no YouTube.

15 de junho – Terça-feira
9h – Reunião com prefeitos sobre gestão de resíduos sólidos e logística reversa.
Quem participa: Jaime Verruck, Luciano Loubet (MPMS), Fernando Bernardes (TCE/MS) e Thais Caramori.
Evento em plataforma online para os prefeitos e transmissão pelo YouTube do Imasul.

16 de junho– Quarta-feira
9 as 11hs – Webinar: Outorga de Água Subterrânea - Vinícius Medina Peixoto - Geólogo/Analista de Recursos Hídricos (Gerência de Recursos Hídricos)
Evento virtual transmitido pelo canal do Imasul no YouTube.

17 de junho – Quinta-feira
9hs – Apresentação de ações para prevenção e combate a incêndios florestais
•             PEMIF
•             Diagnóstico e fiscalização
•             Ações já realizadas
•             Equipamentos adquiridos

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.