Campo Grande (MS) – O resultado dos estudos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com a organização não governamental WWF-Brasil para a identificação de corredores ecológicos em Mato Grosso do Sul serão compartilhados com a comunidade científica, representantes dos setores produtivos, poder público e sociedade civil na “1ª Oficina de Planejamento para os Corredores de Biodiversidade de Mato Grosso do Sul”.
A oficina, promovida pela Semade e a WWF-Brasil, acontece na quarta-feira (16), das 8h às 18h no auditório do Imasul, no Parque dos Poderes. O evento contará com a participação do secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, técnicos da Gerência de Unidades de Conservação do Imasul e de Julia Boock, analista de Conservação da WWF-Brasil.
Os corredores ecológicos são áreas de grande importância para definir estratégias de gestão territorial que permitem a integração entre áreas protegidas garantindo o fluxo e a sobrevivência de espécies nativas dos ecossistemas. A identificação e priorização de áreas para a criação dos corredores ecológicos auxilia os planos de implementação de projetos, que em diálogo com os atores sociais, podem proporcionar boas alternativas de desenvolvimento sustentável.
O estudo que será apresentado foi elaborado por um grupo de trabalho liderado pela Gerência de Unidade de Conservação do Imasul com apoio de consultores e do WWF-Brasil, visando fazer uma análise atualizada de propostas anteriores de corredores em Mato Grosso do Sul.
Diversos estudos e bases de dados previamente existentes, como o zoneamento ecológico econômico de MS, monitoramento da cobertura vegetal da bacia do alto Paraguai e áreas prioritárias para a conservação do governo federal, originando uma proposta de Corredores de Biodiversidade para o MS.
Serviço:
O que: Oficina de Planejamento: Corredores de Biodiversidade de MS
Data: 16 de novembro de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório do Imasul (Av. Desembargador Leão Neto do Carmo, Bloco 6 – Parque dos Poderes)
Fotos: Reginaldo Oliveira/Imasul