Semagro e Imasul publicam 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de MS, elaborado no Estado

Categoria: CARBONO NEUTRO, ESTADO CARBONO NEUTRO, SUSTENTABILIDADE | Publicado: quinta-feira, novembro 17, 2022 as 14:03 | Voltar

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicaram na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17) a Resolução Conjunta Semagro/Imasul nº 002, de 16 de novembro de 2022, que “aprova o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado de Mato Grosso do Sul, 2017-2018”.

É a primeira vez que esse tipo de relatório é elaborado pelas instituições ambientais da administração estadual e publicado em Diário Oficial como referência para as ações do poder público, como norteador de pesquisas das instituições acadêmicas, além de orientar decisões e caminhos de ESG para empreendimentos do setor privado, seguindo a política estratégica do Governo do Estado de tornar Mato Grosso do Sul um território Carbono Neutro até 2030.

O inventário aprovado pela Semagro e Imasul foi apresentado na COP 27 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima) realizada em Sharm El Sheikh, no Egito e que contou com a participação do diretor-presidente do Imasul, André Borges; da Coordenadora Jurídica da PGE na Semagro, Senise Freire Chacha; da coordenadora do Inventário de Emissões de GEE de MS, bióloga Sylvia Torrecilha e da Coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thais Fernanda Silva Guimarães.

“Esse inventário identifica quanto cada atividade econômica contribui na emissão dos gases do Efeito Estufa. Nós somos o segundo Estado do país a garantir a realização do Inventário Climático. Agora, o governo tem subsídios atualizados para desenvolver políticas públicas, adotar medidas e soluções visando a redução da emissão desses gases, sempre perseguindo a meta de tornar Mato Grosso do Sul Estado Carbono Neutro até 2030”, explica o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

A elaboração do Inventário foi coordenada pela bióloga Drª Sylvia Torrecilha, que se debruçou sobre o documento juntamente uma equipe multidisciplinar de técnicos da Semagro e do Imasul. Esse processo foi assessorado pelo Climate Group, organização sem fins lucrativos que atua junto à Under 2 Coalition, a rede global de governos estaduais e regionais comprometidos com a redução de emissões de acordo com o Acordo de Paris. A Under 2 contratou a empresa de consultoria inglesa Ricardo Energy & Environment e WayCarbon para dar assessoramento a Mato Grosso do Sul na construção do Inventário Climático, desde capacitação técnica, estruturação da equipe, metodologia, arranjos institucionais e demais providências necessárias.

Para garantir que o inventário de emissões do Mato Grosso do Sul seja comparável aos de outras Partes da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), as estimativas apresentadas foram calculadas usando metodologias consistentes com as recomendadas nas Diretrizes Revisadas do IPCC de 2006 para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (IPCC/UNEP/OECD/IEA).

Clique aqui para acessar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Mato Grosso do Sul.

Publicado por: Andréa Carvalho Macieira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.