Programa Terra Boa vai contribuir para resolver assoreamento do Rio Taquari, diz secretário

Categoria: TRANSVERSALIDADE | Publicado: terça-feira, março 8, 2016 as 18:09 | Voltar

Campo Grande (MS) – “O Programa Terra Boa é uma grande contribuição do governo do Estado para resolver o problema do assoreamento do Rio Taquari. Os produtores da região terão incentivo fiscal, um estímulo que vai contribuir efetivamente para a solução dessa situação”. A afirmação foi dada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck durante o lançamento do Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas - Terra Boa, que aconteceu na tarde desta terça-feira (8) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja. O secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna também participou do evento.

O programa Terra Boa é conduzido pela Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e deverá produzir um forte impacto econômico no Estado. Considerado fundamental para o agronegócio e para a gestão ambiental de Mato Grosso do Sul, o Terra Boa trabalhará em duas frentes para o desenvolvimento do Estado: o primeiro envolverá diretamente a recuperação da área produtiva, com elevação dos níveis de produção e maior geração de emprego e renda. A segunda se refere à redução do passivo ambiental, pois são áreas que representam contribuições ao assoreamento.

Cadastro Ambiental Rural

Ainda na avaliação do secretário Jaime Verruck, o Terra Boa também vai auxiliar o governo do Estado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) pois o produtor também indicará suas áreas de reserva legal e de proteção permanente. "Acredito que a meta audaciosa de 2 milhões de hectares em 5 anos, aliada aos incentivos econômicos, vão trazer resultados positivos para a economia, ao meio ambiente e à imagem de Mato Grosso do Sul, ou seja, um Estado sustentável", disse Verruck.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) é parceira do Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas por meio do Conselho Deliberativo do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). "Nós presidimos o FCO, temos dado prioridade e aprovado diversos projetos com esse fim. É uma importante ação do governador Reinaldo Azambuja, perfeitamente alinhada à política de desenvolvimento sustentável que estamos implantando no Estado. Além disso, ainda faz intersecção com o Programa Estadual de Mudanças Climáticas (Proclima) da Semade e deverá auxiliar na proposta de transformar Mato Grosso do Sul em um Estado Carbono Zero", reiterou Jaime Verruck.

Terra Boa

Para promover o aumento da produção e da produtividade, ampliar a competitividade do agronegócio, fortalecendo as cadeias produtivas, além de reduzir os eventuais passivos ambientais e mitigar a emissão de Gases de Efeito Estufa – GEEs o programa, que leva o nome de ‘TERRA BOA’ tem como meta recuperar, em cinco anos, dois milhões de hectares de pastagens degradadas por meio da integração pecuária-lavoura, pecuária-lavoura-floresta, pecuária-floresta e pela renovação da pastagem pela pastagem.

O Governo do Estado como indutor do processo de desenvolvimento sustentável, atuará direta ou indiretamente, em um conjunto de iniciativas que constituem os componentes do programa: mobilização e capacitação, assistência técnica, financiamento, infraestrutura e logística e incentivos fiscais da ordem de R$250 milhões. Para isso serão aportados recursos financeiros da ordem de R$12,46 milhões ao longo dos cinco anos de execução do programa, estando previsto somente para 2016 recursos da ordem de R$3,23 milhões.

Os impactos econômicos esperados, entre outros, são: aumento da capacidade de suporte das pastagens de 0,8UA para até 2,4UA/ha; incremento da produção de 7,6 milhões de toneladas de grãos e 768 mil toneladas de carne, resultando em um incremento do valor bruto da produção da ordem de 12 bilhões.

*Com informações de Kelly Ventorim, Sepaf.